sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PLANEJAMENTO 2013


ORIENTAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR  2013

CIÊNCIAS DA NATUREZA
Uma das características básicas do Currículo Oficial do Estado de São Paulo da Área de Ciências da Natureza é promover a preparação e a formação dos alunos para a vida, com apresentação do mundo real, coerente e contemporâneo que se encontra em constante transformação, principalmente pelo grande avanço da ciência e da tecnologia que traz benefícios e, ao mesmo tempo, desequilíbrios que necessitam ser superados.
Uma das propostas do currículo é de apresentar os temas das Ciências da Natureza de forma contextualizada e significativa aos alunos de modo que eles possam identificá-los em seu cotidiano, compreendê-los, analisá-los, e assim, interferir como cidadãos conscientes e atuantes na sociedade. Além disso, a área apresenta um acervo cultural articulado e reúne linguagens, recursos e valores que se complementam para uma atuação prática e crítica na vida atual. Dessa forma, compreende-se melhor o papel educacional da Biologia, da Ciência, da Física ou da Química como disciplinas articuladas e não isoladas.
Muitos dos temas na Área das Ciências da Natureza se convergem nas disciplinas, o que é uma decorrência natural, pois a aprendizagem disciplinar não tem sentido autônomo e precisa explicitar uma formação mais ampla dos alunos, pois a área constitui uma pré-articulação de um sistema mais amplo.
As Ciências da Natureza, enquanto área de conhecimento devem desenvolver temas com seus alunos que apontem o papel do ser humano na transformação do meio ambiente em questões como, por exemplo, a falta de água potável no mundo, ou do uso consciente dos meios de transporte, ou compreender a crescente necessidade de energia e as respectivas consequências ambientais.
Diante destas premissas, alguns temas são trabalhados ao longo da educação básica numa formação continuada que permeia todas as disciplinas da área e que apresentam uma evolução natural mediante o desenvolvimento cognitivo dos alunos, como é o caso do tema Energia. Este tema tem diversas implicações e é indiscutivelmente essencial para a sociedade atual. Porém, é fundamental que a área tenha como meta dispor de conhecimentos e competências sobre este tema, que promovam a análise crítica das vantagens e desvantagens do uso das diversas fontes de energia, para que se possa emitir julgamentos e propor ações de forma consciente e ética.
O tema Energia é complexo e necessita de tratamento interdisciplinar. Muitas vezes essa complexidade pode não ser percebida de imediato, o que dificulta a sua abordagem em sala de aula. Compartimentar o conhecimento em disciplinas diversas para, assim, melhor compreender e equacionar os fenômenos que acontecem na natureza, responde satisfatoriamente por um tempo a sede de conhecimento da humanidade, porém, na atualidade, este processo cartesiano, linear de percepção dos fenômenos naturais e artificiais não responde de forma satisfatória à solução de problemas multifacetados.
Agir de forma interdisciplinar passa pelo diálogo entre disciplinas e o estabelecimento de objetivos comuns, buscando observar, analisar pelos diversos ângulos, faces e visões possíveis de um mesmo assunto que se interpenetram na elaboração de um entendimento maior sobre o tema. Neste sentido, o tema “energia” pode favorecer a prática da interdisciplinaridade pelas disciplinas ciências, química, física e biologia, considerando-se as especificidades de cada uma e consequente contribuição no entendimento do mesmo.
Nessa perspectiva, o trabalho pedagógico com um tema em comum das disciplinas da área de Ciências da Natureza, fortalece o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao conhecimento científico necessário para a qualificação do indivíduo reflexivo, crítico e atuante no panorama do mundo atual, de constantes transformações e rápidas mudanças que atingem a vida econômica, política e social.
Mediante todas estas considerações, as atividades sugeridas justificam-se com a necessidade de se desenvolver as competências e habilidades referentes ao tema Energia, pois estas são base comum para o desenvolvimento do conhecimento de outros conceitos, ideias e fenômenos pertencentes às Ciências da Natureza.
Devido ao aspecto global que a Energia possui e suas peculiaridades, assim como a influência que exerce nos diversos campos da vida do ser humano e do planeta, tratar deste tema, exercitá-lo por meio das atividades sugeridas neste planejamento, promover a análise de alternativas, estruturar hipóteses e possíveis soluções, torna-se um avanço e um precioso auxílio no processo da alfabetização científica do indivíduo, que tem como objetivo tornar o aluno apto a pensar e intervir em sua realidade.

 Orientações para Biologia, Física e Química
Ensino Médio
As competências e habilidades comuns da área e referentes à Energia percorrem todos os conteúdos das disciplinas e colaboram para articular e compreender os conceitos tecnológicos, científicos, sociais, ambientais e econômicos relacionados aos fenômenos estudados, e, dessa forma, desenvolver a capacidade de operar informações e transformá-las em conhecimento. No Ensino Médio há um aprofundamento conforme as especificidades das disciplinas de Biologia, Física e Química, possibilitando uma maior abrangência de conceitos de energia, com metodologias apropriadas e diversificadas.

Veja sugestões para trabalhar com o tema Energia no link

Nenhum comentário:

Postar um comentário