sexta-feira, 19 de abril de 2013

PLANOS DE ENSINO DE FÍSICA

Colegas Professores,

Temos aqui os planos de ensino de Física, conforme orientações do Currículo Oficial da SEE/SP e com algumas modificações discutidas na Orientação Técnica, ocorrida em 22 de março p.p, na DER Lins.
Assim, esses planos devem ser socializados com os professores da disciplina na UE e adequados à realidade de cada turma ou série e perfil do professor.
Lembrem-se que as estratégias de ensino e os recursos utilizados devem ser explicitados, conforme combinado.
Após o término de cada bimestre, não se esqueçam também de registrar as competências/habilidades não contempladas e que deverão ser retomadas no bimestre seguinte.
Bom trabalho!

1a. série:
https://docs.google.com/file/d/0B0W-HqJApfFFdFQ3QWdBSzJHVnc/edit?usp=sharing

2a. série:

https://docs.google.com/file/d/0B0W-HqJApfFFX1gyaTFPaUdiWTQ/edit?usp=sharing

3a. série:
https://docs.google.com/file/d/0B0W-HqJApfFFZXo2cGl1UklrQWM/edit?usp=sharing

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

REVISTAS: FÍSICA E CNT



REVISTAS DE ENSINO DE FÍSICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA

· Caderno Brasileiro de Ensino de Física: www.fsc.ufsc.br/ccef

· Revista Brasileira de Ensino de Física: www.sbfisica.org.br/rbef

· Revista Física na Escola: www.sbfisica.org.br/fne

· Revista Ciência & Educação: www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao

· Revista de Ensino de Ciências: www.cienciamao.if.usp.br/tudo/index.php

· Revista Ensaio – Pesquisa e Educação em Ciências: www.fae.ufmg.br/ensaio

· Revista Investigação em Ensino de Ciências: www.if.ufrgs.br/ienci

· Revista Ciência Hoje: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch e Revista Ciência Hoje das Crianças: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista-aberta

· Scientific American: http://www2.uol.com.br/sciam/


· Scientific Eletronic Library Online: http://www.scielo.org/php/index.php


 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PLANEJAMENTO 2013


ORIENTAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR  2013

CIÊNCIAS DA NATUREZA
Uma das características básicas do Currículo Oficial do Estado de São Paulo da Área de Ciências da Natureza é promover a preparação e a formação dos alunos para a vida, com apresentação do mundo real, coerente e contemporâneo que se encontra em constante transformação, principalmente pelo grande avanço da ciência e da tecnologia que traz benefícios e, ao mesmo tempo, desequilíbrios que necessitam ser superados.
Uma das propostas do currículo é de apresentar os temas das Ciências da Natureza de forma contextualizada e significativa aos alunos de modo que eles possam identificá-los em seu cotidiano, compreendê-los, analisá-los, e assim, interferir como cidadãos conscientes e atuantes na sociedade. Além disso, a área apresenta um acervo cultural articulado e reúne linguagens, recursos e valores que se complementam para uma atuação prática e crítica na vida atual. Dessa forma, compreende-se melhor o papel educacional da Biologia, da Ciência, da Física ou da Química como disciplinas articuladas e não isoladas.
Muitos dos temas na Área das Ciências da Natureza se convergem nas disciplinas, o que é uma decorrência natural, pois a aprendizagem disciplinar não tem sentido autônomo e precisa explicitar uma formação mais ampla dos alunos, pois a área constitui uma pré-articulação de um sistema mais amplo.
As Ciências da Natureza, enquanto área de conhecimento devem desenvolver temas com seus alunos que apontem o papel do ser humano na transformação do meio ambiente em questões como, por exemplo, a falta de água potável no mundo, ou do uso consciente dos meios de transporte, ou compreender a crescente necessidade de energia e as respectivas consequências ambientais.
Diante destas premissas, alguns temas são trabalhados ao longo da educação básica numa formação continuada que permeia todas as disciplinas da área e que apresentam uma evolução natural mediante o desenvolvimento cognitivo dos alunos, como é o caso do tema Energia. Este tema tem diversas implicações e é indiscutivelmente essencial para a sociedade atual. Porém, é fundamental que a área tenha como meta dispor de conhecimentos e competências sobre este tema, que promovam a análise crítica das vantagens e desvantagens do uso das diversas fontes de energia, para que se possa emitir julgamentos e propor ações de forma consciente e ética.
O tema Energia é complexo e necessita de tratamento interdisciplinar. Muitas vezes essa complexidade pode não ser percebida de imediato, o que dificulta a sua abordagem em sala de aula. Compartimentar o conhecimento em disciplinas diversas para, assim, melhor compreender e equacionar os fenômenos que acontecem na natureza, responde satisfatoriamente por um tempo a sede de conhecimento da humanidade, porém, na atualidade, este processo cartesiano, linear de percepção dos fenômenos naturais e artificiais não responde de forma satisfatória à solução de problemas multifacetados.
Agir de forma interdisciplinar passa pelo diálogo entre disciplinas e o estabelecimento de objetivos comuns, buscando observar, analisar pelos diversos ângulos, faces e visões possíveis de um mesmo assunto que se interpenetram na elaboração de um entendimento maior sobre o tema. Neste sentido, o tema “energia” pode favorecer a prática da interdisciplinaridade pelas disciplinas ciências, química, física e biologia, considerando-se as especificidades de cada uma e consequente contribuição no entendimento do mesmo.
Nessa perspectiva, o trabalho pedagógico com um tema em comum das disciplinas da área de Ciências da Natureza, fortalece o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao conhecimento científico necessário para a qualificação do indivíduo reflexivo, crítico e atuante no panorama do mundo atual, de constantes transformações e rápidas mudanças que atingem a vida econômica, política e social.
Mediante todas estas considerações, as atividades sugeridas justificam-se com a necessidade de se desenvolver as competências e habilidades referentes ao tema Energia, pois estas são base comum para o desenvolvimento do conhecimento de outros conceitos, ideias e fenômenos pertencentes às Ciências da Natureza.
Devido ao aspecto global que a Energia possui e suas peculiaridades, assim como a influência que exerce nos diversos campos da vida do ser humano e do planeta, tratar deste tema, exercitá-lo por meio das atividades sugeridas neste planejamento, promover a análise de alternativas, estruturar hipóteses e possíveis soluções, torna-se um avanço e um precioso auxílio no processo da alfabetização científica do indivíduo, que tem como objetivo tornar o aluno apto a pensar e intervir em sua realidade.

 Orientações para Biologia, Física e Química
Ensino Médio
As competências e habilidades comuns da área e referentes à Energia percorrem todos os conteúdos das disciplinas e colaboram para articular e compreender os conceitos tecnológicos, científicos, sociais, ambientais e econômicos relacionados aos fenômenos estudados, e, dessa forma, desenvolver a capacidade de operar informações e transformá-las em conhecimento. No Ensino Médio há um aprofundamento conforme as especificidades das disciplinas de Biologia, Física e Química, possibilitando uma maior abrangência de conceitos de energia, com metodologias apropriadas e diversificadas.

Veja sugestões para trabalhar com o tema Energia no link

ASTRONOMIA

Revista da coleção: Explorando o ensino de Astronomia, do MEC.

https://docs.google.com/file/d/0B0W-HqJApfFFd3FGcm1rRUJxVTQ/edit

PARTÍCULAS ELEMENTARES

Artigo da professora Maria Cristina ABDALLA: Sobre o discreto charme das Partículas Elementares.

https://docs.google.com/file/d/0B0W-HqJApfFFY2FWbWQ4NnkzTXM/edit

A FÍSICA PARA UM NOVO ENSINO MÉDIO

Trata-se de uma "contribuição da Física para um novo Ensino Médio", concebido pelas autoras KAWAMURA, M. R. D e HOSOUME, Y, que são também colaboradoras dos PCNs+. Vale a pena conferir!

https://docs.google.com/file/d/0B0W-HqJApfFFUC1oRXdUd0VIcDQ/edit

Vídeo: a internet e o cérebro



BEM VINDO
AO
"ENSINANDO E APRENDENDO FÍSICA"!!!!
 
 
 
Este Blog tem como principal objetivo socializar informações, experiências, atividades, textos, vídeos, simuladores, sites afins... na disciplina de Física em especial, de Química e Biologia que compõem a área das Ciências da Natureza, e em outras que possam estabelecer um diálogo interdisciplinar ...
 
 
Trata-se também  de um canal de comunicação entre o Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino - Região de Lins  e dos professores de CNT que nela atuam.
 
Então, vamos lá! Sintonizando finamente neste 2013 que já começa a todo vapor!
 
 
Natália Brito
PCNP Física
DER-Lins
SEE-SP